domingo, 17 de junho de 2018

Sandro França: dos campos de várzea em Fernando Pedroza para os gramados do futebol nacional

    Francisco Sandro França da Silva,  ou simplesmente o craque "Sandrinho", natural da Cidade de Fernando Pedroza,  filho de Edileno Geminiano da Silva  e de Luzinete Maria de França Silva. Para este jovem, a vida pacata de uma pequena cidade e os entraves de oportunidades não foram barreiras para que ele pudesse alcançar o seu sonho: o de ser jogar profissional de futebol de Campo.
Sandro jogando pelo Flamengo do Piauí
   O gosto pelo futebol começou  a partir do próprio convívio familiar, pois a  Senhora sua mãe e  irmã Sueny, sempre foram simpatizantes desta modalidade esportiva, e isso levou o guerreiro menino a sonhar que um dia poderia pisar nos gramados de diversos estádios de futebol do Brasil, e até mesmo no exterior.
Sandro na equipe do Assú
     Os campos de várzeas do Outro Lado do Rio, atual Alto São Joaquim, foi início dos seus dribles, gols e do seu brilhante futuro na arte da bola. Mas para chegar até lá, foram várias experiências. A princípio o saudoso Emanoel de França "Nequinho", residente na cidade de Angicos, trouxe para Fernando Pedroza uma escolinha de futebol, nesta Sandro teve os seus primeiros ensinamentos, em seguida frequentou a Escolinha JTB, tendo como treinador Gilson Costa. Nessa última, eram realizados inúmeros amistosos nas cidades adjacentes. 
   Consequentemente surgiram os chamados peneirões, e em um desses, realizado pela equipe do ABC de Natal na cidade de Alto do Rodrigues/RN, foram selecionados alguns atletas de Fernando Pedroza, entre eles estavam: Enoilson, Itinho, Fabrício e Sandrinho, ainda não atuando como profissionais. 
Sandro jogando no Penarol de Manaus
  Ambos saíram da equipe natalense, mas Sandro permaneceu insistindo, e o sonho de vir a ser profissional só se tornou realidade quando foi contratado pela Associação Sportiva Sociedade Unida, ou seja, o time do Camaleão do Assú. Primeiro atuou  na categoria sub 20 no ano de 2003, se destacou em diversas partidas e passou a jogar na equipe principal já como profissional em 2004.
Sandro na excursão para o  Canadá atuando
no Corinthians de Caicó
   
A partir de então, o jovem garoto dos pequenos campos do fomento, das areias do Rio Pataxó, passou a triunfar momentos de glórias e conquistas por várias equipes do Brasil como segue abaixo.







Times e respectivos Estados que Sandrinho atuou:
  • No Estado do Rio Grande do Norte

ABC - Equipe de base
América - Equipe de base
Associação Sportiva Sociedade Unida do Assú
Potiguar
Baraúnas
Palmeiras de Goianinha
Jardim de Piranhas - Com Sandro jogando subindo da segunda divisão para a Primeira no Campeonato Estadual
Seleção de Macau
Seleção de Guamaré - Com Sandro, esse time foi campeão  do campeonato da Segunda divisão do Estado do RN.
Atlético Clube Corinthians de Caicó - Sandro fez uma excursão de seis meses para o Canadá na América do Norte em amistosos, jogando por essa equipe em 2009.

  • No Estado da Paraíba

Miramar Esporte Clube

  • No Estado do Amazonas

Penarol Atlético Clube de Manaus - Time da primeira divisão do Estado.

  • No Estado do Ceará

Quixadá Futebol Clube
Iguatu Futebol Clube
Ferroviário Atlético Clube

  • Estado do Piauí

Esporte Clube Flamengo - Sandro jogou o Campeonato piauiense e a Copa do Brasil.

   Todo esse currículo como jogador de futebol, segundo as palavras do próprio Sandrinho "é primeiramente a fé em Deus, segundo apoio da família e  depois gradativamente me destacando a cada oportunidade que aparecia, e também  apoios dos amigos Gilson Costa e José Danúbio".
     Ainda ressaltou que "só se alcança objetivos com humildade, força de vontade,  aprendendo a respeitar as pessoas e colocando sempre os pés no chão no que faz". Com esse lema de vida, entre tantos outros talentos que temos aqui na querida terrinha, Sandro se tornou até o momento o único jogador profissional de futebol de campo do Município de Fernando Pedroza, levando o nome da nossa pequena cidade para vários gramados do Brasil. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um aporte sobre a Feira e o Mercado Público de Fernando Pedroza

            A feira é um local em que além de absorver características econômicas através das negociações por meio de trocas e vendas de d...